domingo, 21 de junho de 2015

Inscrições abertas para o III Festival Nacional de Cinema Cristão




INSCREVA SEU FILME
Polyanna Spínola Dias (www.cinemacristao.com.br)

O Festival Nacional de Cinema Cristão (FNCC) está entrando em sua terceira edição. Em 2015, a grande novidade é que além das categorias de curtas, médias e longas metragens, documentários, animação, humor cristão e séries, os filmes estrangeiros poderão participar do FNCC, que abrirá inscrições no dia 1 de maio e encerará no dia 30 de junho.

O regulamento e todas as orientações de envio das obras audiovisuais estarão disponíveis no site www.cinemacristao.com.br no dia 1 de maio, quando começaremos a receber as inscrições. Os produtores e diretores que participaram das duas edições anteriores poderão inscrever novas produções.

A Comissão Julgadora, que é formada por profissionais de cinema, selecionará os três melhores filmes de cada categoria e estes vão concorrer a uma estatueta. O ganhador só será anunciado no dia do evento, que está agendado para acontecer em outubro e já tem a presença musical confirmada de Alexandre Dias, Cristina Mel, Ilana e a Banda dos Bichos, Mariana Ava e Ministério Sarando Terra Ferida.

Dois dias antes da festa de premiação, acontecerá a Mostra de Cinema com debates, palestras e mesa redonda com grandes profissionais de cinema. A Mostra será aberta ao público.

O evento é uma produção da Agenda Cultural Brasil sob a direção da produtora cultural Veronica Brendler. Há três anos, ela iniciou esta grande festa que vem ganhando repercussão em todo o país, já que os profissionais cristãos ligados ao cinema tem ganhado ainda mais reconhecimento e projeção em seus trabalhos ao serem premiados e conquistarem estatuetas em uma verdadeira noite de gala.

Edições anteriores

A 1ª edição do FNCC aconteceu no dia 26 de outubro em 2013, no Rio de Janeiro. Premiando 14 categorias, no estúdio da Rede Boas Novas de Televisão, o evento foi transmitido ao vivo para 4 continentes e com link em tempo real também pela internet. Pessoas de toda parte do Brasil e até do exterior assistiram o festival que seguiu o estilo do tapete vermelho do Oscar americano. Foram inscritas 140 obras cinematográficas e premiados os melhores profissionais em 14 categorias de longa metragem, curta metragem, documentário, animação e vídeo clipe. O longa-metragem “O valor de um sonho” ganhou sete categorias. Os vencedores ganharam R$ 1 mil e uma estatueta criada pelo artista plástico Osvaldo Gaia com a base em acrílico, a Bíblia em madeira, a silhueta em fita de película e a cabeça um carretel. A homenagem de Gaia mostra que todos os projetos, roteiros e produções precisam surgir da Palavra de Deus e ao ser aberta e lida ela serve de inspiração e direção para o corpo que a executa (os profissionais).

“Muitos profissionais do mundo produzem filmes fomentando valores contrários à Palavra de Deus e embrulham em papel de presente e o entregam ao público, influenciando milhares de pessoas. Elas não sabem o que tem dentro e compram pela embalagem. Nós temos a pedra angular – que é Jesus – e muitos O embrulham em um jornal velho. Que nossas produções sejam com excelência para Àquele que é digno de todo louvor”, explica Verônica.

Já o II FNCC aconteceu no Teatro Ipanema, em novembro de 2014, e contou com a presença de diversos profissionais dos meios de comunicação e personalidades nacionais e internacionais. Em suas duas edições, a premiação foi um evento fechado e teve como objetivo principal premiar os melhores profissionais em suas categorias, além de informar e também estimulá-los a produzirem obras com mais qualidade para disseminar os valores cristãos e fomentar a cultura brasileira.

O longa metragem “Metanoia”, que ganhou oito estatuetas, também terá o filme exibido no Gideon Media Arts Conference and Film Festival, em seu próximo festival nos EUA e o diretor do filme, Miguel Nagle, estará presente no evento. O Gideon é um dos maiores festivais de cinema cristão.

O evento também contou com uma convidada especial, a roteirista Vivian de Oliveira, que escreveu as minisséries inspiradas em histórias bíblicas que são sucesso na Rede Record de Televisão e foi homenageada na ocasião.

Os vencedores ganharam R$ 1 mil e uma estatueta criada e doada pelo diretor, cantor e produtor musical de trilhas sonoras, Moses Gomes. Moses também produziu todas as trilhas para o Festival. As estatuetas folheadas a ouro tinham uma base em acrílico resistente, como a Bíblia, que representa o alicerce do cineasta cristão; a silhueta em fita de película presenteando o corpo do cineasta e um carretel, que representa a cabeça do cineasta cristão. A homenagem do artista mostra que todos os projetos, roteiros e produções surgiram a partir do momento em que o cineasta tem a sua cabeça tocada pelo Espírito Santo de Deus, neste ato representado pelo pombo que vem gravado no rolo (carretel). Na Bíblia vemos uma ponta de folha solta. Moses Gomes, neste ato, quis deixar simbolizada a importância de se abrir, manusear e estudar a Palavra de Deus, como inspiração ao cineasta cristão.

Confira como foi abertura da 2ª edição realizado no Teatro Ipanema!
https://www.youtube.com/watch?v=xvinGaiiOFc&feature=youtu.be


Etiquetas:
Concurso, sétima (7ª) arte a serviço de Jesus Cristo, do evangelho, da Igreja
Concurso brasileño, el séptimo arte al servicio de Jesucristo, del Evangelio, de la Iglesia



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails