sábado, 10 de outubro de 2015

Obras de arte do Guggenheim agora online

 
 
 
O museu Guggenheim de Nova York digitalizou 1600 obras de arte de seu acervo e agora as apresenta em sua Collection Online (Coleção Online). São obras de mais de 575 artistas do período moderno, selecionadas de uma coleção permanente de 7000 trabalhos. Contribuem para a coleção também trabalhos dos Guggenheim's de Veneza e de Bilbao.
 
O acervo online é navegável através de artista, data, meios/mídia (fotografia, escultura, vídeo etc.), movimento (expressionismo, cubismo etc.), unidade do museu (um dos 3 locais citados acima) e através de coleções especiais. Também é permitido fazer buscas por termos/temas à escolha do visitante (usando a caixa de buscas).
 
Todo o material lá disponibilizado (imagens, textos, arquivos, áudios, vídeos etc.) e seus arranjos, montagens e coleções são de propriedade do Guggenheim ou usado por eles segundo uma autorização obtida de terceiros. Não é permitida sua reprodução, distribuição, exibição, transmissão, modificação, execução, adaptação ou elaboração de trabalhos derivados sem a permissão escrita do Guggenheim a menos que o uso pretendido seja qualificado como (o que eles chamam de) uso aceitável, esteja isento de legislação ou enquadre-se dentro da permissão especial para educadores. Veja a página Terms and Conditions of Use.
 
O uso aceitável (Fair Use) é um uso segundo a legislação dos Estados Unidos. Entenda-o vendo esta página da Wikipédia. Leia também este artigo sobre a legislação brasileira. O uso educacional, por professores e outros educadores, é permitido desde que feito dentro do propósito limitado da sala de aula ou seminário/oficina de instrução (incluindo instrução online) em uma escola, museu ou outra organização educacional (sem fins lucrativos) e que o conteúdo ou compilação dele não seja vendido ou distribuído comercialmente.
 
Em ambos os casos citados acima:
  1. Nenhuma modificação pode ser feita quanto à integridade ou atribuição do conteúdo ou compilação;
  2. Todas as cópias do conteúdo ou compilação devem carregar informação precisa de identificação, incluindo informação do proprietário da coleção, crédito (dados do campo Credit Line), direito autoral (copyright) e observações quanto a marcas registradas além de uma citação ao site do Guggenheim.
Na página de cada trabalho encontra-se facilmente as informações relativas a ela, que estão dispostas abaixo e à esquerda da exibição/imagem. Lá estão o campo Credit Line e Copyright aos quais nos referimos acima. Veja exemplo abaixo.
 
 
 
 
Abaixo postamos a imagem da obra que aparece na captura de tela acima, exemplo da coleção do movimento dadaísmo, com seu título, autoria, os devidos créditos, referência ao copyright e link para o site do museu.
 
 
Silhouette, Man Ray (1916) — The Solomon R. Guggenheim Foundation Peggy Guggenheim Collection, Venice, 1976 — 2015 Man Ray Trust/Artists Rights Society (ARS), New York/ADAGP, Paris (Guggenheim.org)
Silhouette, Man Ray (1916) — The Solomon R. Guggenheim Foundation Peggy Guggenheim Collection, Venice, 1976 — 2015 Man Ray Trust/Artists Rights Society (ARS), New York/ADAGP, Paris (Fonte: Museu Guggenheim)
 
 
Etiquetas:
Banco de imagens artísticas, arte moderna
Museo, banco de imágenes artísticas, arte moderno
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails