quarta-feira, 20 de agosto de 2014

400.000 imagens de obras de arte do Metropolitan Museum of Art

 
Depois de liberar o acesso gratuito a livros eletrônicos sobre arte, agora o Metropolitan Museum of Art (Nova York) libera acesso a mais de 400.000 imagens em alta resolução (pelo menos 10 Megapixels) de obras de arte de seu acervo. Tais imagens, que agora se encontram em domínio público, podem ser baixadas para uso não comercial – incluindo uso escolar e em trabalhos acadêmicos, em qualquer meio/mídia.
 
As imagens que são oferecidas segundo os termos acima são apenas uma parte do acervo do museu, mas o número delas deve aumentar com o tempo – o museu promete. Para saber se uma imagem encontrada lá goza dos benefícios aqui descritos, basta observar se a mesma acompanha, em seu rodapé, a sigla OASC (ou um botão onde ela aparece, como na imagem abaixo).
 
 
 
 
Saiba mais obre o OASC (Open Access for Scholarly Content – Acesso aberto para Conteúdo Escolar) acessando a página Image Resources. A seção de perguntas frequentes e a dos termos de uso também possuem mais esclarecimentos. Use o Google Tradutor.
 
No acervo de imagens livres você encontrará fotos, dentre outras coisas, de arte em rocha/pedra dos Astecas, de esculturas gregas, de caligrafia chinesa, além de pinturas de Monet, Van Gogh e Degas, por exemplo. Veja exemplo abaixo.
 
 
A aula de dança (Edgar Degas, 1874) – Metropolitan Musem of Art [www.metmuseum.org/collection]
A aula de dança (Edgar Degas, 1874) – Metropolitan Musem of Art
 
 
Acesse diretamente a página da coleção/acervo (www.metmuseum.org/collection) e use a caixa de buscas para encontrar o que deseja.
 
 
Com informações de wwwhat's new e de The Verge.
 
 
Etiquetas:
Banco de imagens artísticas, arte antiga/dos antigos, artefatos, pinturas de artistas famosos
Banco de imágenes artísticas, arte antiguo/de los pueblos antigos, artefactos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails