segunda-feira, 31 de março de 2014

10 milhões de fotos da revista LIFE

 
 
 
A revista LIFE existiu entre 1883 e 2000 (sendo adquirida pelo fundador da revista TIME em 1936), o que lhe permitiu constituir um grande acervo de fotografias que hoje fazem parte da história da humanidade por abranger uma grande gama de assuntos. Agora, graças a uma parceria entre a TIME e a Google, cerca de 10 milhões dessas imagens, muitas consideradas icônicas, podem ser baixadas para uso pessoal e não comercial.
 
As fotos estão divididas em 5 principais categorias: pessoas (personalidades), lugares, eventos, esportes e cultura, contando ainda com subcategorias (nomes específicos de esportes, pessoas, por exemplo). Também é possível acessar as fotos por um índice de décadas.
 
 
Martin Luther King Jr. - Francis Miller, 1963 – Arquivo de Fotos Google LIFE [http://images.google.com/hosted/life]
Martin Luther King Jr. no Lincoln Memorial acenando para a multidão durante a Marcha em Washington por Trabalhos e Liberdade (Francis Miller, 1963, em Arquivo de Fotos Google LIFE).
 
 
Apesar da LIFE ter sido fundada em 1883, o acervo contém imagens produzidas a partir de 1750, muitas inéditas e vindas de arquivos empoeirados, negativos antigos, slides, gravuras, placas de vidro e de pinturas. Nele podem ser encontrados trabalhos de grandes nomes da fotografia, como, por exemplo, Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White, Gordon Parks e W. Eugene Smith.
 
A página específica do buscador Google que dá acesso a esse imenso acervo é http://images.google.com/hosted/life. Há ainda um site mantido pela TIME (http://life.time.com) onde parece haver também imagens desse acervo; entretanto, não temos certeza se são a mesma coisa. No site da TIME as fotos são acompanhadas por uma descrição e comentários mais extensos do que na página do Google e há uma seção com termos de uso os quais limitam a utilização delas apenas ao uso pessoal (se bem que o site não explica o que vem a ser isso).
 
O Google dá uma dica. Adicione "source:life" a qualquer busca por imagens no Google para pesquisar apenas no arquivo de fotos da LIFE (exemplo: computer source:life).
 
 
 
Etiquetas:
Fotos, fotografias, banco de imagens, históricas
Fotografías, banco de imágenes, históricas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails