quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aprenda a criar sua câmera Pinlux e fotografe com uma caixa de fósforos!


"Uma câmara estenopeica ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base oinglêspin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples pois utiliza uma caixa qualquer em que a luz não penetre. A existência de um pequeno furo, estenopo do grego stenopo e que em português permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica.
A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno, na ordem de 0,5 mm ou menos. O obturador da câmara pinhole geralmente consiste de uma mão espalmada ou de algum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo. As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmaras convencionais, devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora." - Wikipédia
Dentro do conceito de fotografia Pinhole, PinLux é uma técnica de construção de câmeras fotográficas artesanais utilizando caixas de fósforos e filme de 35mm.

No vídeo abaixo, produzido pelo grupo de fotografia Vista Boa em Boa Vista, você aprende passo a passo como criar a sua câmera. Mas no Youtube há muitos outros vídeos sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails