sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

25 programas para gerenciamento de fontes

 
Um problema que surge quando começamos a ter muitas fontes no nosso computador, sejam instaladas na devida pasta do sistema operacional ou guardadas em um pasta a parte, é a dificuldade de achar uma ou mais específicas cujo(s) nome(s) não lembramos.
 
Para evitar esse tipo de problema e nos ajudar a administrar nossa coleção de fontes é que existem os programas gerenciadores de fontes! Com eles podemos catalogá-las por família, similaridade, estilo (tipo escrita manual, grunge, futurísticas etc.), instalá-las sem precisar ir à pasta onde está o arquivo, instalá-las temporariamente, fazer comparações, ver o mapa de todos os caracteres de que a fonte dispõe etc. .
 
No post 25 Font Management Tools Reviewed, lá da Smashing Magazine, você encontra uma lista de 25 desses programas seguidos de uma pequena análise. Há programas para Windows, Mac, Linux e Solaris, sendo alguns até pagos. Um que tenho usado e que me agrada muito é o AMP Font Viewer (gratuito!) cuja tela você vê abaixo.
 
 
Tela do gerenciador de fontes AMP Font Viewer
Veja a imagem em tamanho maior acessando a página do desenvolvedor do programa.
 
 
Dica: Acesse o post usando o Google Chrome, que já lhe sugerirá logo a tradução da página do inglês para o português, ou use o Google Tradutor.
 
 
Etiquetas:
Programa para catalogação e gerenciamento de acervo, coleção de fontes
Programa para gestionar fuentes, administrar fuentes, tipografia, en el ordenador / la computadora
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails