terça-feira, 27 de dezembro de 2011

EveryStockPhoto - buscador de imagens

 
Logo que acessamos o EveryStockPhoto pensamos que ele é um banco de imagens. Porém, uma pequena descrição na página inicial mostra que o site é, na verdade, um mecanismo de busca que procura fotos dentro de vários bancos de imagens. E ele possui vários recursos interessantes, como  você poder ver a seguir.
 
O motor de busca do EveryStockPhoto é capaz de buscar por imagens gratuitas no Flickr, Imageafter, no acervo da NASA, Wikimedia Commons, PhotoXpress, MorgueFile, Stock.xchng, Free Range Stock, Photl e Wikipedia. Vários desses sites aí já fazem parte de nossa lista de bancos/repositórios de imagens. A licença de uso de cada imagem encontrada é, dessa forma, aquela estabelecida pelo site onde a mesma está hospedada. O ícone no canto esquerdo, logo abaixo da imagem, é o link para a licença – também acessível através da guia License no quadro à direita da foto.
 
 
 
 
Uma dica! Quando você clicar no link da licença e for parar numa página da Creative Commons role-a até o fim, procure o link Português (BR) lá no rodapé e clique nele para poder ver o texto em nossa língua. Para ler as licenças providas por outros sites use o Tradutor Google.
 
Veja também a guia Disclaimer (Negação) no quadro à direita. É lá onde o EveryStockPhoto fala da responsabilidade dele sobre a imagem – que na maioria das vezes é NENHUMA já que é obrigação do usuário verificar junto à fonte quais os termos de uso devem ser obedecidos.
 
Registrando-se no site você poderá acrescentar tags (etiquetas) às imagens, o que facilita a vida de outros usuários e até a sua em futuras buscas. Tais etiquetas devem, no entanto, ser fornecidas em inglês. Também é possível dar notas às imagens (campo My rating).
 
Outro recurso legal do EveryStockPhoto é a possibilidade de obter um código HTML da foto que você quer usar, já com uma legenda contendo os créditos do autor e do site (veja o exemplo abaixo), o que lhe livra da necessidade de baixar a imagem. Clique no botão Embed (incorporar) logo abaixo da foto e escolha um dos três tamanhos.
 
 
 
 
Crie coleções de fotos segundo os critérios que você bem escolher arrastando fotos para os espaços vazios da barra de coleções no rodapé da tela (imagem abaixo). É necessário registrar-se e fazer login no site.
 
Barra para criação de coleções particulares de fotos
 
Experimente a busca avançada (Advanced search) e escolha em quais dos bancos de imagens você quer procurar, a forma da fotografia (retrato, paisagem ou quadrada) e sua largura/altura mínima. Decida ainda se quer baixar imagens de sites que exijam registro/cadastro ou não.
 
 
Etiquetas:
Buscando, busca por imagens gratuitas
Búsqueda por imágenes gratis, gratuitas, libres, banco de imágenes
 

2 comentários:

  1. Olá meus irmãos de imagens cristãs, graça e paz.

    Estou passando para informar, que gostei demais deste espaço, pois é mais uma oportunidade de aprendizado. Como sempre falo: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento, do nosso Senhor Jesus Cristo.
    Gostaria também de divulgar o nosso Blog,
    Ficaremos felizes em vossa visita, mais ainda se seguir-nos.

    “ Mensagem Edificante para Alma”
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Josiel Dias
    Conselho Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Olá, Josiel.

    Obrigado pelo reconhecimento. O Imagens Cristãs em si não segue outros blogs, mas nós, os administradores do blog, e visitantes que lerem seu comentário, somos livres para visitar e seguir qualquer blog/site. Depois visitarei com calma seu blog.

    JT Ollemhebb

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails