quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Blender 3D: software livre, real e animado


Com o Blender 3D, produzir animações engraçadas, vinhetas comerciais, imagens para games e material gráfico não é mais privilégio dos grandes estúdios e de agências de publicidade.
O Blender é um aplicativo para modelagem 3D, animação, renderização, pós-produção e criação de modelos interativos que oferece praticamente os mesmos recursos que os softwares comerciais, além de outros recursos totalmente inéditos. O seu instalador "pesa" cerca de 50Mb e é capaz de rodar na maioria dos sistemas operacionais de forma gratuita.
Atualmente, o Brasil é um dos países que mais possui usuários do Blender 3D no mundo, sendo a região Nordeste a mais significativa em concentração de usuários. Segundo o designer gráfico Raphael Bonelli, "o Blender possui grande velocidade de atualização e desenvolvimento, além de uma interface bastante customizável". Bonelli utiliza a ferramenta para trabalhos gráficos que necessitam maior realismo e animações para comerciais.
O software oferece um vasto leque de recursos, como a da radiosidade, que calcula a incidência de luz indireta sobre os objetos em três dimensões, resultando em uma imagem mais realista, e o sistema Hair and Fur, capaz de gerar e gerenciar sistemas com cabelos e pelos na criação de personagens, utilizando ferramentas para pentear e alterar tamanho e cor. Para proporcionar movimento à animação, o recurso Bones e Kinetics anima personagens e modelos através debones (sistemas de ossos) e simulação de cinética inversa e direta. O resto fica por conta da imaginação e criatividade.
Saiba mais

A Revista Tema nº 208, publicada pelo SERPRO, edição de novembro/dezembro, traz uma matéria sobre o Blender e outras ferramentas gráficas e livres. Na reportagem da página 40, é possível saber também como anda o mercado de trabalho para os profissionais de animação. Confira no endereçowww.tema.serpro.gov.br

*SERPRO é o Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails