sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Outras formas de criar apresentações de imagens/slides online

 
Suponha que você tem uma apresentação de slides feita no PowerPoint (ou programa similar) cheia de imagens e gostaria de poder exibí-la em seu blog/site. Se você pensava que a única forma de fazer isso era extraindo cada uma das imagens e construindo outra apresentação com outra ferramenta tipo o SlideMyPics (do qual falamos aqui), por exemplo, vá com calma, pois há soluções bem mais rápidas.
 
A solução mais imediata que se pode imaginar é simplesmente converter a apresentação para um formato que possa ser usado na web, não é mesmo? Pois é isso que fazem os sites SlideShare, SlideBoom, SlideSix e 280slides, por exemplo.
 
Cada um desses sites acima tem suas peculiaridades, algumas pequenas diferenças que podem lhe chamar mais a atenção ou se revelar mais úteis:
  • os 3 primeiros aceitam apresentações no formato do PowerPoint, OpenOffice/LibreOffice ou PDF, sendo que o Slideshare parece aceitar bem mais formatos que os outros. Não consegui determinar quais formatos o 280slides aceita;
  • o 280slides permite também construir sua apresentação online, no próprio site, usando modelos já prontos. Também permite anexar vídeo a ela;
  • SlideBoom e 280slides aceitam anexar áudio à apresentação;
  • SlideBoom e SlideShare permitem que as pessoas façam o download de sua apresentação.
Outras características você descobre explorando cada site/ferramenta. Para dois deles há uns pequenos guias no Baixaki: veja aqui o do SlideShare e aqui o do SlideBoom.
 
As apresentações são inseridas nas páginas da web assim como os vídeos do YouTube. Basta copiar o código HTML que o site gerará.
 
Um inconveniente do SlideShare e do SlideBoom – não sei se todos os outros são assim ou se esse era um problema de quando os usei pela última vez – é que a conversão de sua apresentação para o formato online deles pode demorar até horas. Você pode precisar carregar o arquivo para o site com bastante antecedência quando for usá-los. Não é bom deixar para fazer em cima da hora!
 
Abaixo seguem alguns exemplos de apresentações, mas não contendo somente imagens:
 
SLIDESHARE: Apresentação que montei para o Mural na Net (veja o post).
 
.
SLIDEBOOM: Conto do Gato de Botas:
 
.
SLIDESIX: O Papel do Cristão no Meio do Mundo
 
 
 
 
Existem, na verdade, várias ferramentas semelhantes na internet que fazem o mesmo, ou até mais, que os sites indicados aqui. Veja, por exemplo, esta lista com 50 sites semelhantes ao SlideShare.
 
Como você deve ter notado, essas ferramentas não foram desenvolvidas propriamente para exibição de imagens online. Elas foram criadas para nos possibilitar compartilhar apresentações de slides/slideshows online, isto é, compartilhar um material de uma aula/treinamento, apresentação de produto/ideias que fazemos em reuniões de empresas, escolas, faculdades ou outras instituições/organizações. Portanto, busque conhecê-las e aproveitá-las mais.
 
 
Etiquetas:
Converter apresentações de slides, do PowerPoint, em slideshows de imagens online
Convertir presentaciones de diapositivas en slideshows de imágenes en linea
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails