terça-feira, 7 de junho de 2011

Entenda e use licenças Creative Commons & encontre imagens gratuitas no Flickr

 
O que são e como funcionam as licenças Creative Commons (CC)
 
O Flickr não é só um lugar onde fotógrafos e pessoas comuns publicam suas fotos e as deixam lá simplesmente para exibirem-nas publicamente. É verdade que algumas pessoas só o usam para isso mesmo; contudo, outros liberam-nas para uso público desde que observadas as permissões/limitações por eles estabelecidas.
 
Sobre a necessidade de observar tais permissões/limitações já falamos aqui no blog, no  post 'A importância de se observar o direito de imagem', e, no caso do Flickr, elas são regidas por licenças Creative Commons. Nosso post remete a seções do blog Blogosfera Legalizada as quais explicam tais licenças; porém, é possível que mesmo após toda a leitura você ainda não as compreenda completamente. Se esse for o seu caso, recomendamos como leitura adicional (ou alternativa) os textos:
  1. O que é Creative Commons?, do blog Meta.xcake. Essa é uma das melhores exposições sobre o assunto;
  2. O que é e como funciona o Creative Commons, do blog o ed][tor vilão. Nessa página há ainda um vídeo explicando a coisa.
Achando imagens com licença CC no Flickr
 
Entendido como tudo funciona, agora é hora de aprender como encontrar lá no Flickr imagens gratuitas que se adéquem ao seu objetivo. O tutorial encontra-se no post 'Como usar imagens no seu post sem ferir direitos autorais' também do blog Meta.xcake.
 
Só faço uma observação ao tutorial do Meta.xcake. Depois de já estar na página individual de uma foto, ter clicado sobre a mesma com o botão direito do mouse e ter aparecido um menu como o da figura abaixo, você vai ser tentado a clicar no link do texto "Esta foto tem Alguns direitos reservados" (a parte em itálico vai depender da licença da foto). Se o fizer, vai parar na página da licença EM INGLÊS! Sendo assim, não clique nesse link da licença, mas naquele que aparece no canto inferior direito da página (como mostra a parte circundada de vermelho na segunda figura abaixo).
 
 
Detalhe de menu suspenso sobre foto hospedada no Flickr
 
 
Página individual de uma foto hospedada no Flickr
 
 
Aplicando uma licença Creative Commons a suas fotos armazenadas no Flickr
 
Se você já possui fotos hospedadas no Flickr e nunca passou por nenhuma tela onde lhe era solicitada a definição de uma licença para as mesmas, então elas certamente estão com todos os direitos reservados – reservados a você, claro –, o que quer dizer que ninguém na internet pode usar suas imagens para nada; as pessoas poderão apenas baixá-las, se é que você não bloqueou o download delas.
 
Nem tudo, porém, está perdido. É fácil definir uma licença para todas as fotos já hospedadas, de uma vez só, bem como outra para todas as fotos das quais você fizer upload de agora em diante.
 
Para alterar a licença de suas fotos QUE JÁ FORAM PUBLICADAS, acesse o link http://www.flickr.com/account/prefs/license, faça login e clique no link da palavra "lote" (veja figura abaixo). Na próxima tela serão exibidas as licenças a disposição.
 
 
Tela de seleção de licença Creative Commons no Flickr
 
 
Não é fácil e rápido compreender o que permite ou restringe as licenças simplesmente lendo o título delas. Por isso, disponibilizamos abaixo os nomes e links das páginas do contrato de cada uma para lhe ajudar a escolher a sua:
Para definir a licença que será aplicada a todas as fotos PUBLICADAS DE AGORA EM DIANTE basta escolher entre as seis acima discriminadas na tela que aparece logo após o login.
 
Existe ainda uma ferramenta no site da Creative Commons que ajuda a escolher uma licença para nossas obras e que nos dá até um selo para publicarmos junto às mesmas. Clique aqui e acesse-a.
 
 
Etiquetas:
Buscando imagens gratuitas no Flickr, como usar uma licença Creative Commons com fotografias
Búsqueda de imágenes gratis / libres en Flickr, como utilizar / eligir licencias Creative Commons con fotografías

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails