quarta-feira, 13 de abril de 2011

Auto-Tracing : Convertendo bitmaps em imagens vetoriais

 
Ao processo de passar imagens comuns para o formato vetorial dá-se o nome de rastreamento de bitmap — em que bitmaps são imagens JPG, BMP, PNG, GIF, TIF etc.. Ele é o inverso da rasterização, processo do qual não vamos falar aqui, pelo menos agora.
 
O rastreamento de bitmaps pode ser usado para editar essas imagens junto com outros gráficos vetoriais que você já venha trabalhando ou para criar imagens com efeitos artísticos, podendo até dar a impressão de que uma foto, por exemplo, é uma arte feita à mão.
 
A imagem da direita, logo abaixo, é um rastreamento da foto da esquerda, uma maçã sobre fundo azul. O gráfico vetorial obtido não é tão próximo assim da foto original em virtude d’eu não ter usado um ajuste fino dos parâmetros de conversão – é apenas um simples exemplo.
 
 
apple (www.123RF.com) apple (convertida em www.roitsystems.com)
         Imagem original (bitmap JPG)          Foto rastreada para vetor (SVG)
 
 
E é justamente para divulgar ferramentas on line e programas úteis ao rastreamento que escrevo esse post.
 
Certo dia encontrei uma página do site Robin Good’s Master New Media falando um pouco de auto-tracing/rastreamento de bitmaps e listando diversas dicas e programas que realizam essa tarefa [a maioria deles paga].
 
Não li tudo atentamente, mas achei lá pelo menos um site que oferece o rastreamento de bitmaps on line de forma gratuita: o RO IT Systems (onde fiz a conversão da foto da maçã). O site/aplicativo permite a configuração de vários parâmetros da conversão e oferece várias possibilidades de formato para o arquivo de saída (SVG, EPS, EMF, AI, DXF e PDF estão entre eles), bem como aceita vários formatos para o arquivo que você vai carregar/fazer upload: PNG, JPG e BMP, por exemplo. O RO IT Systems usa o mecanismo do software Autotrace, um programa gratuito.
 
Também gratuitos são o Potrace, que vem incorporado ao Inkscape e o LineTracer, ambos disponíveis no Source Forge e também listados lá no blog do Robin.
 
 
 
O RO IT Systems já está lista Conversores em uma das colunas laterais do blog!
 
 
Etiquetas:
Conversão on line de bitmaps para vetores, imagem, fotografia, para vetor, artes gráficas, desenho, rastrear bitmap, programa gratuito
Conversión en línea de (programa para conversión de) mapas de bits a vectores,  imagen, fotografía para vector, dibujo, trazado de mapas de bits
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails