sábado, 29 de janeiro de 2011

Glossário do mundo Fotográfico


O site Fotografe Uma Idéia preparou um excelente Glossário sobre termos e expressões do universo da Fotografia, muito interessante e esclarecedor, para que você possa aprofundar seus conhecimentos. O site dispõe ainda de dezenas de artigos e tutoriais que cobrem todas as etapas do processo fotográfico, desde a escolha dos equipamentos até programas para editoração das imagens. 
Confira os termos do Glossário inciados com a letra A:
Abertura

Abertura da lente. Abertura na lente da câmera através da qual a luz passa para expor o filme. O tamanho da abertura pode ser fixa ou ajustável. O tamanho da abertura geralmente é graduado em números f – quanto maior o número, menor será a abertura da lente. A abertura ajuda a determinar a profundidade do campo de uma lente: quanto maior a abertura de funcionamento (ou seja, menor é o número f), menos definido será o foco.

Abertura total

Para utilizar uma lente com a sua abertura total, ou seja, na sua configuração mais ampla. A abertura total para uma lente f/2,8 é então f/2,8. Isto minimiza a zona de nitidez (tecnicamente conhecida como profundidade de campo), ajudando a suavizar o fundo e realçar o objeto.

AE

Abreviação de exposição automática. Uma boa foto exige que a velocidade do disparador e abertura da lente sejam ajustadas para expor o filme com a quantidade de luz adequada. Com a AE, a câmera faz estes ajustes automaticamente.

AEB

Abreviação de enquadramento da exposição automática. Com esta função, a câmera fotografa automaticamente uma série de quadros, variando levemente a exposição para cada foto. Então, o fotógrafo pode escolher a melhor exposição. Especialmente útil com filme invertido colorido.

AF

Abreviação de foco automático. Geralmente é ativado ao pressionar o disparador até a metade e atualmente está disponível em quase todas as câmeras, exceto os modelos básicos.

Alta velocidade de disparo 

Velocidades de disparo podem chegar a 1/250 segundo ou mais. As velocidades de 1/250 e 1/500 são altas o suficiente para prevenir a trepidação da câmera. As câmeras modernas oferecem velocidades ultra rápidas de 1/1000, 1/2000 e até 1/4000 ou mais.

Ampliação

Refere-se a tamanhos de impressões maiores, geralmente 8 x 10” e acima. As ampliações podem causar mais impactos do que as impressões de tamanhos comuns.

Ampliar com zoom

Para utilizar a lente de zoom para ampliar uma parte do objeto e recortar o resto. Devido ao fato de a abertura da maioria das lentes de zoom tornar os comprimentos focais menores, tome cuidado ao ampliar com zoom para garantir que a velocidade de disparo permaneça alta o suficiente para prevenir a trepidação da câmera.

Ângulo da câmera

Relação da posição da câmera para a posição do objeto. O mais comum é segurar a câmera horizontalmente ao objeto, mas frequentemente pode-se causar mais impacto ao alterar-se o ângulo da câmera para mudar a perspectiva e linha do objeto com um fundo interessante.

Ângulo de visão 

O arco visual rodeado pela lente é, geralmente, medido na diagonal do quadro. O ângulo de visão, geralmente é de aproximadamente 60° para lente grande angular, 40-60° para lentes normais, e menos de 40° para lentes telefoto. Os exemplos no formato 35 mm incluem 75° para uma lente de 28 mm, 47° para uma lente de 50 mm, 34° para uma lente de 70 mm e 24° para uma lente de 100 mm.


Leia todo o Glossário clicando AQUI.

Um comentário:

  1. Esse é um dos melhores blogs da qual sou inscrito, vocês sempre vem com excelentes matérias, parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails