terça-feira, 16 de novembro de 2010

Wylio: Busca rápida na internet de fotos livres de direitos autorais

Uma das maiores dificuldades de blogueiros, tuiteiros e facebookianos, entre outras tribos de internautas, é encontrar na internet fotografias sem restrições de direitos autorais para ilustrar seus blogs e afins quando necessário. Pode-se gastar muito tempo à procura da imagem certa - e no fim das contas descobrir que ela tem todos os direitos reservados.
Pensando nisso, o empresário Dan Evans fundou em Dayton, no estado americano do Tennessee, o Wylio, serviço web que acha para o usuário fotografias que têm seus direitos liberados pelos autores ou usam uma licença aberta. Esse tipo de licença pode ser do tipo copyleft, usada no software livre - que permite o uso por terceiros de uma obra, desde que ela passe adiante a permissão sob a mesma licença - ou uma das várias modalidades do site Creative Commons, que restringem alguns direitos e liberam outros.
Evans montou um belo banco de imagens livres baseadas no site Flickr, e por vezes encontram-se milhares de opções para publicação imediata. E não é preciso ser nenhum expert em tecnologia para usar o site, que é muito simples.
São só três passos. Primeiro, o internauta busca uma imagem por assunto. No nosso caso, procuramos por fotos de rosas (escrevendo roses - mas o site aceita palavras em português na busca). Foram encontradas 97.704 fotos disponíveis, divididas em 4.071 páginas.
O segundo passo é escolher uma imagem. Quando se clica nela, o Wylio abre uma ferramenta para ajeitar a posição da foto para o seu blog, digamos. Ela aparece ao lado de um texto falso para que o internauta tenha uma ideia de como vai ficar. Basta passar o ponteiro do mouse sobre um botão para aumentar ou reduzir a foto. Depois, no canto esquerdo da página, o usuário opta por um alinhamento em relação ao texto - centralizado, à esquerda ou à direita.
Definidos esses quesitos, o passo seguinte é clicar no botão get the code (pegue o código) no canto direito. Ele leva a uma terceira página que exibe, em linguagem de internet, a visualização escolhida pelo usuário. Este deve clicar em cima do código, que é selecionado automaticamente. Agora é só copiar e, depois, colar no espaço do seu post Em nosso teste, colamos o código num novo post na ferramenta Blogger. Na visualização antes de publicar o post, a foto aparece direitinho junto do texto real. (O Wylio recomenda que se cole o código da imagem acima do texto já escrito).
Ajeitado o post, é só botar no ar. A imagem do Wylio já vem com o crédito do autor e um link para o site. Uma observação: se a foto ficar pequena, esses dois elementos ficam um tanto incômodos na visualização final. Portanto, vale fazer testes antes de publicar (se a foto não agradou, basta fechar a página de ajustes do Wylio e voltar às outras opções do mesmo tema, que voltam a aparecer).
Uma dica final: apesar do bom trabalho do Wylio, vale conferir a licença da foto escolhida. Embaixo dela, junto com os créditos, há um atalho more info que leva ao perfil Flickr do autor, com a respectiva licença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails