segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dreamstime – mais um repositório de imagens

 
Seção de imagens gratuitas do Dreamstime (screenshot)
 
 
O Dreamstime é mais um bom banco de imagens que além da seção de imagens pagas possui uma seção só de imagens gratuitas. E outra coisa boa é que o site tem versão em português (de Portugal).
 
 
REGISTRANDO-SE NO DREAMSTIME
Em virtude de algumas imperfeições na tradução do site (que é feita por ferramentas on line) e de existirem alguns detalhes no processo de registro que merecem atenção, recomendo seguir esse nosso pequeno passo-a-passo para abrir um conta lá.
 
 
Tela de registro no Dreamstime
Detalhe da tela de registro.
 
 
Em Login desejado digite o nome de usuário que deseja usar. Password é a senha de acesso. O campo Referral/promotional bonus code não precisa ser preenchido. Marque a caixinha I agree to receive site announcements (we don't disclose your email address) se você aceita receber anúncios por email – eles prometem que não vão divulgar seu email para outros! Marque a caixinha Set Dreamstime as my homepage caso queira fazer do Dreamstime a página inicial de seu navegador. Não deixe de marcar a caixa Concordo com termos e condições (se você concorda com os termos de uso do site, claro!). Clique em Submit.
 
A próxima tela lhe perguntará por qual plano de associação você deseja escolher (são planos pagos); entretanto, não precisa escolher algum deles se o que deseja é usar somente as imagens gratuitas. Copie e cole o seguinte endereço na mesma janela em que você está navegando: http://pt.dreamstime.com/user_modify.php. Esta é a página de edição dos dados de seu perfil. Você deve preencher pelo menos os campos obrigatórios (aqueles marcados com asterisco) para poder baixar qualquer imagem grátis. Clique no botão Submit lá no pé do formulário quando terminar de preenchê-lo. Pronto! Agora já pode acessar a seção de imagens livres!
 
BUSCANDO E BAIXANDO IMAGENS
O fato do Dreamstime oferecer versão em português não quer dizer que buscas podem ser feitas no nosso idioma. Se você procurar por um termo em português e a busca retornar resultados, e porque provavelmente ela pertence a algum brasileiro, português etc.. Por isso, o recomendável é fazer buscas em inglês mesmo.
 
Vá a tela inicial e digite a palavra no campo ao lado do botão pesquisar (veja a figura abaixo), mantendo marcada a opção Grátis (licença RF-LL). Me parece que se marcar a caixa Filtro de conteúdos tira dos resultados imagens que podem ser consideradas impróprias (conteúdo sensual, violento talvez, etc.).
 
 
Campo de busca
Detalhe do campo de busca de imagens.
 
 
Detalhe de imagem gratuito do DreamstimeA imagem ao lado foi achada buscando-se pela palavra ‘Jesus’.
 
Ao baixar uma foto, lembre-se de marcar a caixinha ao lado do texto ‘Descarregando este ficheiro, declaro que li e concordei com os termos e condições deste website. Licenciada sob termos RF-LL’.
 
Na hora de salvar a imagem use o nome já fornecido (essa daí chama-se Marble Jesus = Jesus de mármore), o texto que está em Descrição ou um nome de sua preferência que lhe faça lembrar do contéudo/assunto da mesma. Anote junto também o número do campo ID, pois com ele é possível rastrear no futuro a imagem mais facilmente no acervo do site.
 
O nome do autor é o que aparece logo abaixo do título da imagem. No caso dessa aí o autor é Gary Lewis.
 
 
 
 
LICENÇA DE USO DAS IMAGENS
As fotografias gratuitas do Dreamstime são liberadas segundo uma licença Royalty Free (RF-LL). Entrei em contato com o site e eles me disseram que é perfeitamente permitido o uso destas imagens com o intuito de ilustrar post de blogs, templates de blogs e páginas de websites.
 
Para conhecer outras restrições/liberdades de uso recomendamos que você leia a seção que explica a licença Royalty Free (a partir do título Licença Royalty-Free – Informação do Conceito) e também a seção Sobre as nossas imagens Royalty-Free e quando deve usar as licenças prolongadas.
 
Lembre-se de sempre mencionar o autor e a fonte das imagens das quais você fizer uso!
 
 
Etiquetas:
Fotografias gratuitas, grátis, de uso livre
Fotografías gratis, de uso libre, banco de imágenes
 

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails