segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PicApp – imagens famosas no seu blog

 
Fotos de gente, como, por exemplo, Arnold Schwarzenegger, David Goldman (o pai do menino Sam Goldman), James Cameron e o presidente Lula, ou de temas como futebol e Haiti, coisas que são ou têm sido notícia na mídia, você não encontra por aí na net para uso grátis, não é mesmo? Sempre são imagens de propriedade de alguma revista, grande website/portal, agência de imprensa etc.! O site PicApp vem justo suprir essa lacuna deixada por bons repositórios gratuitos: ele disponibiliza fotos de pessoas famosas e eventos que envolvam famosos para uso livre em blogs e websites!
 
Página incial do PicApp
 
O PicApp, que afirma suportar as plataformas de blogs/websites Blogger/Blogspot, Wordpress, TypePad, MocableType, Vox e ainda outras, divide seu acervo em cinco categorias: Sports (esportes), Celebrities (celebridades), News (notícias), Fashion (moda) e Travel (viagens), mas também possui uma ferramenta de busca onde você digita o nome do que está procurando e recebe como resposta um monte de imagens. Estas fotos constam do acervo de outros grandes repositórios on line, como, por exemplo, Getty Images, Corbis, Image Source, Jupiter Images, Newscom e Pacific Coast News.
 
O uso das imagens do PicApp trás uma vantagem: um mecanismo chamado SEO Booster vem incorporado em cada imagem de forma a garantir que elas sejam indexadas por mecanismos de busca, o que poderá trazer mais tráfego (visitantes) para seu blog/website!
 
Para quem usa o Wordpress o PicApp oferece um plugin de busca de imagens. Também há a possibilidade de adicionar o mecanismo de busca do site à lista de buscadores do Firefox e do Internet Explorer 7.0 ou superior. Neste segundo caso você não precisa acessar o site sempre que quiser procurar algo em seu acervo; basta digitar a palavra no campo de buscas do seu navegador! Localize o link ‘add PicApp search to browser’ na primeira página e clique nele.
 
Picapp - mecanismo de busca no navegador
 
Leia o resto da postagem clicando no Leia mais.
 
Use as ferramentas de idiomas lá da seção Dicionários e tradutores online da coluna lateral do blog para buscar pelo seu conteúdo no site se o que estiver buscando não for especificamente o nome de um famoso.
 
Usando as imagens do PicApp
A forma de uso das imagens do PicApp é diferente da dos outros repositórios: você não salva a imagem no seu PC e depois a insere no post do seu blog; você deve clicar sobre a foto que lhe interessa e aguardar o carregamento da tela abaixo. São os campos Image code ou For Wordpress.com que lhe interessarão aqui. Você deve copiar o código de um desses campos e inseri-lo no seu post pedindo antes para visualizar o modo ‘Editar HTML’ (no caso do Blogger) ou o código HTML, Código-fonte etc. (caso de outras plataformas de blog ou de programas de edição de posts como o  Windows Live Writer, por exemplo).
 
picapp - tela de cópia de foto
 
Se você não está usando um programa de edição de postagens, então, antes de copiar o código da imagem, será necessário decidir como a foto aparecerá em seu blog. Os atributos None (nenhum), Left (esquerda), Center (centro) e Right (direita) do campo Alignment definem o alinhamento da imagem (veja imagem abaixo). A caixinha de verificação do atributo Wrap se aplica a quem vai copiar a imagem para uso no Wordpress. Ela parece garantir que a foto terá uma borda em sua volta.
 
Blogger - janela de inserção de imagem 2
 
o campo Size define o tamanho da imagem, em pixels. Clicando no link Click to see how the image will look on your blog se abrirá uma janela onde é possível ver o tamanho real com o qual a imagem aparecerá em sua postagem. Ao usar um programa de edição de postagens definir estas configurações da imagem já no site do PicApp pode não ser tão importante, pois pode ser que o software permita redefinir tamanho e alinhamento. É o que acontece com quem usa o Windows Live Writer, por exemplo.
 
O botão download thumbnail deve ser usado quando o usuário quiser salvar uma pequena cópia da imagem para exibi-la numa página da internet como uma miniatura (o conhecido thumbnail); entretanto, ela ou o texto próximo a ela devem remeter à página onde a imagem original está postada, ou seja, à página onde estará um texto completo falando do Kaká (caso da imagem lá em cima, por exemplo) e onde aparece a imagem maior obtida conforme ensinamos nos parágrafos anteriores.
 
Depois de inserir a foto em sua postagem, não será necessário citar o autor e a fonte, pois a própria imagem já vai com isso embutido. Depois de postada (veja exemplo abaixo), ao passar o ponteiro do mouse sobre a mesma o visitante da página verá o título, descrição, autor e fonte da foto (em inglês). Além disso, um ícone com o nome Gallery aparece flutuando sobre a imagem. Clicando nele, uma página com a galeria de todas as fotos relacionadas à foto em questão se abrirá.
 
Denzel Washington - detalhe de foto postada do PicApp
 
Registro no site
O PicApp não exige registro para que você possa usar suas fotos; porém, se o fizer, eles garantem que assim podem conhecer melhor você e sua preferência por imagens. Além disso, eles prometem as seguintes vantagens:
 
- Imagens podem chegar até você através de ferramentas RSS;
- Acesso em primeira mão às suas mais novas ferramentas e gadgets;
- Atualizações de eventos correntes e de melhoramentos técnicos gerais;
- Sugestões para imagens que podem ser relevantes para suas próximas postagens.
 
Registrar-se lá é fácil. Clique em Register no canto superior direito da tela, e no espaço que se abrirá, na coluna Not a member yet? Sign up!, informe seu email, a senha desejada (Password), a plataforma de seu blog (Blog platform) e marque a caixa I agree to the terms. Um email de confirmação será enviado à sua caixa de email. Abra-o e clique no link logo abaixo do texto To activate your account, please click the link below.
 
Termos de uso das imagens
O conteúdo visual disponibilizado pelo PicApp pode ser usado em publicação on line (blogs e websites) e em exibição e reprodução pública. Com ‘exibição e reprodução pública’ creio que o site quer dizer que nos permite usar as imagem em blog e websites cujo conteúdo seja público. Visite a seção Terms and Conditions para esclarecimentos (está em inglês).
 
Você não pode vender, alugar, emprestar, ceder, sublicenciar, comercializar, trocar, disponibilizar para a troca ou transferência, ou transferir para alguém o conteúdo visual disponibilizado pelo PicApp. Você também não pode:
 
■ Colocar, armazenar ou arquivar os conteúdo visual do site em um computador ou outro dispositivo de armazenamento que posse ser acessado por mais de um usuário de uma vez através de uma conexão de rede ou interface sem fio;
■ Editar, modificar, transformar, alterar, distorcer, manipular, fazer engenharia reversa, decompilar, desmontar ou criar obras derivadas a partir de qualquer conteúdo visual ou qualquer parte dele, exceto nos casos expressamente previstos no acordo exposto no site (Terms and Conditions);
■ Utilizar ou incorporar o conteúdo visual, ou qualquer parte do conteúdo visual, em ou como parte de uma marca comercial, marca de serviço ou logotipo;
■ Exibir o conteúdo visual em qualquer formato digital ou por qualquer uso digital com uma resolução maior do que 72 dpi, salvo em editoriais ou trabalho de projeto preliminar.
► Essas são as regras mais simples que você deve observar para não cometer falhas/violações na hora de usar as imagens (o chamado ‘conteúdo visual’) do PicApp em seu blog/website. Se o uso que você fará das imagens não passar de simples ilustrações para postagens de blogs ou de páginas de seu website, então dificilmente irá transgredir os Termos de Uso do PicApp. Mas se você tiver dúvida quanto a determinado uso, visite o site e leia os Termos de Uso (Terms and Conditions) em inglês mesmo ou com o auxílio de uma ferramenta de tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails