quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fotos do Haiti

 
Nestes últimos dias a catástrofe ocorrida no Haiti em virtude de um grande terremoto tem sido notícia frequente na mídia mundial incluindo a internet. O fato também tem sido noticiado e comentado em muitos blogs cristãos. E aí surge sempre aquela necessidade de postarmos pelo menos uma imagem para ilustrar o post, não é mesmo? O problema pelo qual muitos blogueiros podem estar passando, no entanto, é encontrar imagens de uso livre. Este post do Imagens Cristãs vem ajudá-los.
 
Nossa primeira dica é recorrer ao repositório de fotos Fotopedia, o qual já se encontra aí na coluna lateral do blog na lista de Repositórios de fotos. A Galeria 2010 Haiti earthquake contém 161 fotos do Haiti na atual situação.
 
Terremoto no Haiti em 2010 (Fotopedia)
Página de fotos do Haiti na Fotopedia
 
Acessando a primeira página da Fotopedia e digitando ‘Haiti’ no campo Search the encyclopedia você encontrará ainda outras coleções de foto daquele país não relacionadas à atual catástrofe.
 
A galeria da Fotopedia parece ser derivada da que as Nações Unidas mantém no Flickr: Haiti Earthquake January 2010. Esta tem 266 imagens.
 
Terremoto no Haiti em 2010 (ONU no Flickr)
Página de fotos das Nações Unidas sobre o Haiti no Flickr
 
As fotos da Fotopedia não possuem legendas descrevendo o fato retratado na imagem enquanto que as fotos constantes do Flickr (Nações Unidas) as têm. Mas, estando na Fotopedia, basta fazer o seguinte: clique no link ‘Flickr’ logo abaixo da foto que te interessar – você será levado à página da mesma na galeria das Nações Unidas. As imagens dos dois sites são de uso livre. Você só não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nelas. Ao utilizá-las, lembre-se de citar o autor e a fonte, OK?!
 
Outra fonte de fotos do mesmo assunto são as 4 galeria do Boston Globe: Faces of Haiti (Faces do Haiti - com 45 fotos), Haiti six days later (Haiti seis dias depois - 38 fotos), Haiti 48 hours later (Haiti 48 horas depois - 34 fotos) e Earthquake in Haiti (Terremoto no Haiti - 48 fotos). Todas as imagens têm legenda; todavia, seu uso não é livre, nos respondeu a administração do site. Caso queira usá-las num meio de comunicação público (seu blog, por exemplo), você terá de entrar em contato com os detentores de seus direitos autorais/autores, e poderá ter de pagar por isso.  No entanto, caso queria fazer uso das mesmas para fins privados (uma apresentação de trabalho escolar, um seminário/culto na sua igreja, por exemplo), sinta-se à vontade. Novamente: lembre-se de citar o autor e a fonte.
 
E tem também o PicApp, repositório de fotos do qual falamos neste post aqui. Busque pela expressão Haiti earthquake e várias imagens irão aparecer.
 
Traduza as legendas das fotos usando a ferramenta on line Google Tradutor (também está listada na coluna lateral na seção Dicionários e tradutores online).
 
 
Etiquetas:
América Central, desastre, calamidade, pobreza, miséria, sofrimento, problemas sociais, escombros, ONU
Calamidad, miseria, sufrimiento, problemas sociales, Naciones Unidas

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas, show.
    É sempre bom para termos um excelente trabalho, andarmos na linha, seja darmos os créditos, seja utilizarmos material livre ou se for particular, que tenhamos pago.
    Abração e Paz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário a respeito do conteúdo deste post. Para fazer comentários sobre o blog em geral (sugestões, críticas, pedidos de ajuda/esclarecimento quanto a algo etc.) acesse o formulário de contato clicando no link Fale conosco que está logo abaixo da imagem de cabeçalho do Imagens Cristãs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails